Data center físico VS data center virtual: vantagens e desvantagens

As a Service
As vantagens dos modelos “As a Service” e como as aplicar ao seu negócio
1 Abril, 2017
investir em managed services
Porquê investir em managed services?
13 Abril, 2017
Datacenter

Data center virtual ou físico? Esta é uma das dúvidas que frequentemente se coloca aos gestores empresariais quando começam a olhar para esta temática pela primeira vez ou nos momentos em que tendem a repensar a sua estratégia em matéria de dados.

Na verdade, poucos são os que realmente conhecem os benefícios de cada uma destas opções e de que forma podem elas impactar positiva ou negativamente na estratégia e, consequentemente, na gestão de custos internos.

Regra geral, as empresas conseguem controlar relativamente bem os denominados custos "core", sendo que depois várias outras rubricas acabam por ser um tudo nada negligenciadas.

A necessidade de eliminar este tipo de gorduras, transformando-as em resultados, passará, desde logo, por uma eficaz e efetiva racionalização de custos, adaptando os recursos da organização às suas reais necessidades.

No caso dos centros de dados, esta questão coloca-se ainda com maior força, já que a escolha entre o data center físico ou o data center virtual deverá depender sempre das características próprias de cada organização. Cada uma delas traz vantagens e desvantagens que podem (e devem) ser claramente avaliadas.

Data center físico interno

Vantagens:

  • Os dados ficam “dentro da empresa”

Os dados são o asset mais valioso das organizações; disso ninguém duvida. Esta realidade tem levado a que várias empresas questionem a possibilidade de “perder” o controle desses dados, colocando-os fora do seu perímetro. Na verdade, a ideia de colocar informação critica de negócio nas mãos de terceiros, algures na nuvem, ainda assusta alguns gestores que se sentem mais tranquilos se o centro de dados ficar dentro de portas e contar com máquinas físicas.

  • As características do negócio não permitem externalizar esta área

Hoje em dia, devido às características dos seus negócios, são ainda muitas as empresas que continuam a ter necessidade de criar e manter os seus próprios data centers físicos.

Desvantagens:

  • Custos "escondidos"

São estes os custos que mais devem preocupar um gestor; os custos escondidos são as tais “gordurinhas” extra que não foram cortadas por não se perceber que existem. Entre estes, contam-se a necessidade de dispor de uma equipa dedicada e sempre disponível para dar uma resposta rápida sempre que algo corre mal (mas que deve estar lá, mesmo que tudo corra bem, com os inevitáveis custos que isso tem). Por outro lado, importa não esquecer que todo o tipo de manutenção fica a cargo da própria empresa.

  • Desatualização das máquinas

Uma vez adquirido um conjunto de máquinas para o seu data center, a verdade é que a empresa não anda constantemente a renovar o parque, o que que implica ter de lidar com máquinas desatualizadas e que, muitas das vezes, podem já nem ter capacidade de dar uma resposta eficaz ao que a empresa necessita em termos de gestão dos seus dados.

  • Espaço disponível Vs necessidades

Para assegurar um data center físico, é necessário contar com um determinado espaço que, inicialmente, se pensava ser o adequado para o centro de dados. Com o passar do tempo ou com o projeto concluído, não raras vezes se percebe que, afinal, a empresa não está a utilizar a totalidade do espaço comprado, o que acaba por ser um custo fixo sem qualquer tipo de retorno.

Data center virtual

Vantagens

    • Escalável

    No data center virtual, escalabilidade é a palavra de ordem. Na realidade, este tipo de proposta permite aos seus utilizadores focarem a escalabilidade em função do espaço necessário a cada momento.

    • Manutenção garantida

    No caso de um centro de dados virtual, a verdade é que caberá ao fornecedor o ónus das manutenções e também a responsabilidade pela resolução dos problemas que possam ir surgindo, decorrentes da utilização diária do data center virtual. Uma outra mais-valia associada a esta diz respeito ao facto de ser possível contar com uma monitorização e suporte técnico especializados, 24 horas por dia, ao longo dos 7 dias da semana e dos 365 dias do ano.

    • Rentabilização do investimento e alta performance

    No caso dos data centers virtuais, o investimento feito é totalmente rentabilizado, uma vez que os utilizadores apenas pagam pelo que necessitam e efetivamente utilizam. Por outro lado, os recursos de infraestrutura virtuais são projetados especificamente para as necessidades concretas de cada empresa, sejam elas uma grande capacidade de processamento e alta disponibilidade, um conjunto de soluções à medida ou apenas integrar a rede do seu escritório com um data center virtual. Por último, um centro de dados virtual foi pensado para permitir total flexibilidade de arquiteturas.

    Desvantagens

    • Dados colocados fora do perímetro da empresa

    Para quem ainda tem receio de colocar a sua informação “algures” na nuvem e fora do seu “perímetro de segurança”, esta poderá ser a principal desvantagem de um centro de dados virtual.

    • Algum desconhecimento do mercado

    Muitas empresas não têm na tecnologia o seu principal foco, o que pode levar a que não consigam gerir este tipo de contratos de serviço da forma mais adequada, estabelecendo métricas realmente eficazes. Nada que um bom aconselhamento não resolva.

    Em jeito de balanço…

    Seja qual for a escolha da organização relativamente à melhor forma de alojar os seus dados, uma coisa é certa: esta é uma opção que tem mesmo de ser feita sob pena de a empresa se perder num mercado altamente concorrencial.

    O tipo de negócio e as necessidades que este tem devem formatar a dimensão do data center a adotar, garantindo-se desta forma uma equilibrada relação qualidade/preço/necessidades.

    Seja qual for a opção, a Ar Telecom está disponível para estudar propostas e desenhar soluções à medida das necessidades do negócio, indo assim ao encontro daquilo que o cliente procura.

    A empresa conta com centros de dados que garantem condições de acesso singulares no mercado e são o espaço ideal para as organizações alojarem os seus equipamentos informáticos.

    Mantenha-se a par das principais novidades de TI para aumentar a produtividade do seu negócio subscrevendo a nossa newsletter.