3 preocupações com cloud computing

15 Janeiro, 2018
contratar um serviço de disaster recovery
Check list: o que deve considerar antes de contratar um serviço de disaster recovery
2 Janeiro, 2018
Vantagens e desvantagens Outsourcing TI
Vantagens e desvantagens do outsourcing de TI
29 Janeiro, 2018
3

Cloud computing, ou a possibilidade de trabalhar em diferentes plataformas a partir da nuvem, tem se consolidado como uma tecnologia fundamental para os projetos de inovação nos últimos anos. Através de um processo contínuo de melhorias, ferramentas e soluções, a computação em nuvem tem vencido grandes desafios e rebatido muitas das preocupações levantadas pelas empresas que têm demonstrado interesse em migrar para a cloud.

Para startups e empresas de inovação é difícil imaginar a criação de um projeto sem contar com a infraestrutura tecnológica e com os serviços oferecidos pela cloud. O poder computacional que gigantes como a Amazon, Microsoft e IBM tem proporcionado grandes casos de sucesso às empresas que adotaram a cloud como ambiente preferencial para desenvolver as tarefas do seu dia-a-dia. E os negócios mais tradicionais estão cada vez mais a adotar esta solução para não ficarem para trás num mercado cada vez mais exigente, onde o cliente exige qualidade e imediatismo.

1) Migrar para Cloud Computing é um desafio estratégico

Para empresas mais tradicionais ou que utilizam a tecnologia da informação como área de apoio, migrar para a nuvem pode ser inicialmente um grande desafio. Para alguns gestores de TI, o benefício da redução de custos não tem sido suficiente para iniciar um projeto de migração.

É sempre importante destacar que adotar a computação em nuvem vai além da redução de custos para uma empresa, é uma decisão estratégica para os negócios, que permite o crescimento e um grande diferencial de mercado. Entretanto, existem questões importantes que devem ser esclarecidas quanto ao potencial oferecido pela cloud.

2) É possível garantir a segurança da informação em Cloud Computing?

Provar que a nuvem é um ambiente seguro sempre foi um grande desafio para os fornecedores de soluções de cloud computing. Migrar informação de negócio para a cloud é uma questão que requer avaliação prévia e que a maioria dos gestores não deixa em mãos alheiras.

A segurança da informação é fundamental e estratégica para a adoção da computação em nuvem. Ao investir em tecnologia de ponta, serviços, soluções e garantindo os mais rigorosos requisitos de segurança e conformidade, os fornecedores de soluções de cloud computing demonstram a preocupação em garantir a segurança das informações de seus clientes.

A arquitetura oferecida pela Cloud dispõe atualmente dos recursos necessários para garantir um ambiente bastante seguro. Com tudo isto, aliado a políticas e processos internos da empresa, é possível reduzir fortemente as hipóteses de incidentes de segurança. Em muitos casos, o ambiente na nuvem é muito mais seguro do que num data center próprio.

3) Migrar para nuvem não é uma ação imediata

Um projeto de migração para a cloud requer bastante planeamento, um profundo estudo sobre a arquitetura da tecnologia utilizada pela empresa e principalmente uma análise do impacto que terá nos utilizadores finais, sejam estes colaboradores ou clientes.

Duas importantes fases de um projeto bem-sucedido de mudança para cloud computing são justamente a migração e a pós migração. Durante essas fases, são realizados os estudos quanto ao impacto durante o processo de migração e os ajustes necessários após o início das operações no novo ambiente.

Os benefícios de migrar para a Cloud

A nuvem promete ganhos de produtividade e agilidade ao mesmo tempo que reduz os custos. Ao adotar a tecnologia de cloud computing, as empresas passam a utilizar tecnologia de ponta com um investimento reduzido, quando comparado com um data center próprio, uma vez que os custos de aquisição são praticamente eliminados.

Outro ponto bastante vantajoso no uso da computação em nuvem é direcionar os grandes investimentos, que antes seriam feitos em equipamentos, licenças de software e pessoal para manutenção de todo o parque tecnológico, para a melhoria dos processos internos e na aplicação em outras áreas estratégicas da empresa.

O que determina o sucesso de um processo de migração para a nuvem é uma rigorosa análise de impacto. Nesta análise são observados os pontos críticos, as falhas da estrutura atual e os objetivos que se pretende alcançar. Além disso, um projeto bem elaborado, com arquitetura e etapas bem definidas será fundamental para um processo de transição com grandes resultados.

E sua empresa, já está pronta para a cloud? Subscreva o nosso blog e não perca os nossos artigos.