Melhorar o desempenho da sua organização com um data center virtual

BYOD: que desafios levanta à segurança das empresas?
27 Março, 2018
E se 160 caracteres de um SMS não forem suficientes para si?
20 Abril, 2018
data center virtual

Muito mais do que um investimento em tecnologia, adotar um data center virtual é estar preparado para o futuro. A gestão da infraestrutura tecnológica de uma empresa tornou-se um grande desafio, especialmente na era da transformação digital. A área de TI tem impacto em todas as operações da empresa, direta ou indiretamente, garantindo a continuidade do negócio, o aumento da produtividade e da segurança e o crescimento estratégico.

O data center virtual tornou-se num elemento vital para as empresas modernas, digitais e em busca da melhor forma de dar resposta aos pedidos dos seus clientes. O facto de ser virtual, e sem as limitações do modelo físico, garante a resposta às necessidades externas e internas do negócio, de forma mais rápida e eficiente.

O uso de data center virtual tornou-se estratégico para as empresas

Ao definir o data center virtual como a estrutura tecnológica adotada, este torna-se numa parte fulcral da organização, uma vez que permite que as empresas possam planear e executar planos atuais e futuros de forma inteligente, utilizando tecnologia de ponta, e com orçamentos muito abaixo dos que seriam necessários com uma estrutura física de data center.

Em comparação com uma estrutura tradicional, uma infraestrutura virtual é muito mais do que uma solução de suporte ao negócio. O virtual data center fornece a estabilidade e segurança necessárias para o crescimento e sustentabilidade das operações e oferece benefícios que ajudam as equipas de TI, bem como os restantes departamentos, no desempenho das suas tarefas.

Melhoria de desempenho e aumento de produtividade

A tecnologia tornou-se um forte incentivo à mudança. Quando aliada à transformação dos processos de negócio, torna as empresas cada vez mais digitais e impulsiona o seu crescimento. A questão que hoje muitos gestores colocam é saber qual a melhor escolha na hora de realizar um investimento.

O data center virtual agrega um grande número de benefícios que vão muito além do uso da tecnologia. A vantagens vão desde a melhoria de desempenho e aumento de produtividade até aos ganhos de eficiência energética e ambiental, mas não são as únicas..

Consolidação e garantia do centro de dados - O uso de um data center virtual permite que as empresas modernas utilizem dois ou mais centro de dados, em diferentes locais, para uma maior resiliência e melhor desempenho das aplicações, o que diminui a latência e melhora a comunicação e o desempenho dos utilizadores.

Melhores práticas e compliance com requisitos de segurança da informação - Uma infraestrutura virtual é desenhada de raiz com as melhores práticas de segurança e compliance com os diferentes requisitos de segurança da informação. Isso inclui o controlo de acessos, a minimização dos riscos de ataques virtuais e a garantia de privacidade dos principais ativos do negócio, entre outros. São construídos ambientes certificados e que passam por constantes avaliações e testes de segurança.

Consumo e eficiência energética - As empresas já reconhecem a importância da eficiência energética. Um centro de dados local pode exigir um consumo excessivo de energia. Hoje, um data center virtual é construído para ser ecológico, sendo projetado para ter um impacto ambiental mínimo, através do uso de materiais de construção de baixas emissões, conversores catalíticos e tecnologias de energia alternativa.

Atualmente, existem várias soluções de software que podem reforçar as políticas de segurança. A utilização de firewalls e de serviços de IDP (Identity Provider) pode ser uma opção. Desta forma os gestores podem monitorizar e bloquear remotamente os dispositivos dos utilizadores se for detetado algum comportamento anormal. É também importante que as organizações preparem os seus colaboradores para os contextos de BYOD, através de ações de formação em cibersegurança.

O crescimento da virtualização do data center adicionou uma dimensão importante à gestão da infraestrutura de tecnologia e dados das empresas. A virtualização permite a otimização da performance do data center, já que cada recurso de computação pode ser utilizado de acordo com as necessidades da empresa. Deste modo, o IT Manager pode definir cargas de trabalho, modelo de armazenamento e até configurações de rede em função das necessidades do negócio e redefini-los quando existir uma nova prioridade.

O data center virtual garante a criação de um ambiente dinâmico, que torna as empresas prontas para o futuro, cada vez mais digital e conectado, sem comprometer a viabilidade financeira do projeto, fundamental para qualquer negócio.

Para saber mais sobre este tema, sugerimos a leitura do nosso eBook “Os vários tipos de servidores virtuais”. Fique a conhecer as diferenças entre os vários modelos e analise a que melhor se adapta às necessidades do seu negócio.

Mantenha-se a par das principais novidades de TI para aumentar a produtividade do seu negócio subscrevendo a nossa newsletter.