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E se 160 caracteres de um SMS não forem suficientes para si?

Nos dias de hoje todas as empresas necessitam de ter uma estratégia mobile. A parte difícil, para muitas empresas, é escolher quando e que mídias usar.

Entre publicidade PPC, e-mail, apps e SMS, pode ser um desafio decidir em qual se deve concentrar. É especialmente interessante quando se compara o SMS e as apps para smartphones.

As apps para smartphones tiveram um grande boom há alguns anos, mas atualmente alcançámos o ponto de saturação do mercado e os utilizadores dos smartphones estão a seguir uma direção diferente.

Na realidade, os consumidores escolhem, entre um grande número de apps disponíveis no mercado, quais as que devem estar no seus smartphones. Tipicamente, são as que mais valorizam em função dos seus gostos e necessidades.


O problema com as apps para smartphone

Praticamente todos têm um smartphone, o que teoricamente significa que investir no desenvolvimento de uma app mobile é uma boa ideia.

No entanto, o problema é que as apps não são tão eficazes quanto alguns estudos e estatísticas nos levaram a acreditar. As apps são muitas vezes pouco interessantes, desatualizadas ou redundantes ou uma combinação dos três e acabam por serem desinstaladas.

Quando se examinam seriamente os números, fica claro que a grande maioria das apps não geram um retorno significativo.

Considere os seguintes dados:

  • O utilizador médio de smartphones gasta 70% de seu tempo em apenas 3 apps (usadas com mais frequência).
  • Os mais utilizados são geralmente sites populares como o Facebook, o YouTube, a pesquisa do Google, o Instagram ou o Gmail.
  • Aproximadamente 52% de todas as apps perdem metade dos seus utilizadores num prazo de 3 meses após o lançamento.
  • Isso significa que menos de 0,01% de todas as apps provavelmente se qualificam como lucrativas financeiramente em 2018.
  • Apps importantes como o Facebook e o YouTube ocupam 70% do tempo médio do utilizador, mas talvez você consiga encontrar o caminho para os outros 30%.

Infelizmente, isso é provavelmente um pensamento demasiado positivo. Com algumas notórias exceções (Amazon, eBay, entre outros gigantes), a maioria das apps hoje não são para fins comerciais per se. Os utilizadores - consumidores preferem fazer download de apps de entretenimento (Spotify, Netflix), mídia social e de jogos.

É raro que uma app para fins comerciais garanta um espaço valioso e permanente no smartphone de um utilizador-consumidor.As apps têm de ser procuradas e feito o download pelo utilizador. Em outras palavras, tem que levá-los a agir e quebrar a inércia que muitas vezes “cancela” o download.

No entanto, todos os smartphones já têm um app de SMS nativo. Isso facilita muito (e é impossível apagar do smartphone!).

Além disso as apps são notoriamente vulneráveis a hackers enquanto que o SMS é estritamente regulado e extremamente mais seguro.

Assim, as marcas estão a migrar para meios que geram maior retorno, são mais acessíveis economicamente e que permitem um mobile engagement com os consumidores.

O SMS Landing e as principais vantagens

O SMS Landing (ou SMS enriquecido) é uma evolução do SMS tradicional (os incríveis e versáteis 160 caracteres) que integra um URL (que deverá ser único de forma a obter os KPIs - Key Performance Indicator, mais relevantes) e permite que os consumidores-utilizadores acedam a uma landing page desenhada especificamente e de acordo com determinado objetivo.

Ao adicionar um URL único na sua mensagem SMS, irá melhorar automaticamente o conhecimento sobre o comportamento dos seus atuais e potenciais clientes oferecendo a estes, conteúdo de marketing inovador, diferenciador e que permite uma alta taxa de conversão.

Um SMS com uma landing page ajustada ao smartphone e dedicada à sua oferta permitirá otimizar instantaneamente os resultados da sua campanha de SMS.

Surveys, formulários, click-to-call, mapas, entre outras possibilidades são agora uma realidade que pode incluir nas suas campanhas de marketing via SMS Landing.

Por outro lado, o SMS Landing é rápido. Permite enviar uma mensagem SMS com um URL único embeded e o destinatário será notificado em segundos e estará pronto a aceder à sua landing page. Como uma pessoa, em média, lê um SMS nos primeiros três minutos após a receção, permite enviar conteúdo oportuno (just-in-time) e acima de tudo relevante.

INFO: Um call-to-action bem definido é um elemento chave para uma maior conversão, efetivar uma compra, é muito mais provável que os utilizadores de smartphones abram uma mensagem de texto (SMS) do que visualizem uma notificação por push e acedam à app. É simplesmente o resultado da conveniência e das mensagens SMS nativas.

Claramente, o SMS Landing tem imenso valor para marcas que estão dispostas a fazer o investimento. É uma forma mais eficaz de mobile engagement que está disponível para todos os consumidores com um smartphone oferecendo altos retornos para marcas que desenvolvem estratégias inteligentes de mobile / digital marketing.

A RETER:

  • As landing pages aproveitam a tecnologia móvel para maximizar as taxas de conversão e enriquecer a experiência do utilizador;
  • As campanhas de envio de SMS Landing oferecem, entre outros, dois benefícios principais: um aumento na taxa de conversão e uma maneira de recolher dados do cliente;

O primeiro desses benefícios, o notável aumento na conversão, é baseado na alta taxa de abertura de SMS, em torno de 98%, e na taxa de cliques, que pode chegar a 80%, dependendo do setor e do teaser da campanha.

O segundo principal benefício é que, através das Landing Pages, é possível obter uma grande quantidade de dados dos clientes, bem como informações sobre o comportamento.

Não estamos apenas a falar de dados pessoais, mas questões fundamentais para o mobile marketing por SMS, como a localização geográfica dos clientes, o dispositivo que os utilizadores estão a usar, as suas configurações de idioma, bem como as taxas de conversão e clique.

Por fim, o SMS Landing é uma das formas mais diretas de comunicação e interação com clientes e utilizadores com mensagens únicas relevantes e eficazes.

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