Data scrubbing, data cleansing e o marketing digital

Proteção de dados: boas práticas a considerar
21 Maio, 2018
5 perguntas e respostas sobre Managed Services
7 Junho, 2018
Data scrubbing, data cleansing

A Higienização de dados, também denominada de lavagem ou limpeza de dados, é o processo de alteração ou remoção de dados incorretos, incompletos, mal formatados ou duplicados que estejam numa base de dados.
Normalmente, as ferramentas de limpeza de bases de dados incluem funcionalidades que são capazes de corrigir um número específico de erros, adicionar dados, pessoais ou não, localizar registos duplicados, tais como nomes, endereços de correio eletrónico ou números de telemóvel e outros dados sejam eles públicos ou privados.

O uso de uma ferramenta de limpeza de dados pode economizar tempo, dinheiro e ser uma vantagem competitiva e diferenciadora, acelerando por exemplo o “time-to-market”.

A limpeza de dados pode ser realizada de forma interativa (por exemplo, usando mobile landing pages e/ou forms específicos, HLR lookup, entre outras técnicas) ou com ferramentas de manipulação de dados ou ainda como processamento em lote através de scripts.


Qualificar para vencer

Para o marketing digital em particular, a obtenção e manutenção de uma base de dados qualificada é meio caminho andado para obter sucesso nas campanhas digitais que executa ou irá executar.
Dispor de listas e ou bases de dados atualizadas com informação relevante permitirá, segmentar o melhor possível o seu público-alvo aumentando a sua eficiência aquando do esforço e desafios de marketing e comunicação que se nos colocam diariamente.


Opt-in e Opt-outs

O consentimento expresso que o Opt-in configura, é, claro, importante. No entanto o Opt-out não é irrelevante de todo. Pelo contrário. Numa perspetiva do marketing digital é igualmente importante porque permitirá obter a tal eficiência que falamos anteriormente.
A limpeza de dados e ou list washing ajuda a expirar dados e leads “más”, irrelevantes, que não produzem nenhum retorno, antes pelo contrário, geram overhead, prejudicam a estratégia de marketing e comunicação e afetam negativamente a reputação da marca ou empresa e até mesmo para minimizar o churn.

Otimizar o Opt-in e o Opt-out, bem como facilitar o acesso à informação por parte do utilizador é, cada vez mais, um elemento estratégico que não pode ser menosprezado e irá sem dúvida ajudar a manter uma base de dados qualificada de leads e de consumidores atuais.


Segmentação

Quando se trata de marketing digital, as ações ou iniciativas são tão boas quanto os dados que elas têm ou produzem. A nossa experiência em marketing digital ensinou-nos que a segmentação precisa é uma das melhores maneiras de otimizar o digital engagement.
O envio de comunicações direcionadas para públicos personalizados gera, na maioria das vezes, taxas mais altas de abertura, cliques (CTR) e conversão. as taxas mais altas de abertura e cliques (CTR).


Como podemos ajudar?

A Ar Telecom pode ajudá-lo a implementar a sua estratégia de marketing digital através da disponibilização da plataforma TargetEveryone. Vamos ajudá-lo a ir de encontro ao seu público-alvo, a aumentar as vendas e a se diferenciar da concorrência. Se precisar de ajuda nesta matéria, contacte-nos.