Dicas para aumentar a taxa de cliques em marketing por SMS

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Dicas para aumentar a taxa de cliques (CTR) em marketing por SMS

Sabia que quando envia mensagens SMS como iniciativa de marketing digital, estas não precisam de ser mensagens independentes com apenas 160 caracteres?

O mobile engagement é já uma necessidade e as marcas devem ir de encontro dos seus consumidores onde eles estão, ou seja, nos seus smartphones.

As dicas a seguir podem ajudá-lo a criar mensagens SMS que irão aumentar o impacto da sua comunicação e consequentemente a sua taxa de conversão.


Incluir links nas mensagens SMS

Cada vez mais é benéfico e muitas vezes essencial, incluir um link para mais informações, apelar à compra, ou para outros fins.

Por exemplo, pode ser incluído um link para uma loja on-line e adicionar um código de desconto para promover e incentivar a compra de um determinado produto ou serviço, marcar um test-drive, completar um questionário de satisfação, incluir um mapa de localização ou até mesmo incluir um vídeo do seu produto.

Estes são apenas alguns exemplos do que as landing pages adicionam às típicas mensagens SMS.

Quando são incluídos links em mensagens de texto, deveremos fazer os possíveis para garantir uma elevada taxa de cliques (CTR Click Through Rate). As mensagens SMS têm, em média, uma taxa de cliques de 29%. Uma excelente percentagem que não deverá ser menosprezada.


Usar um abreviador de links

Deverá utilizar um abreviador de links, para que um URL não ocupe toda a sua mensagem de 160 caracteres. O novo URL abreviado deve ser preciso e direcionar o cliente ao site pretendido.

As boas notícias ao enviar um link juntamente com mensagem SMS de texto é que as pessoas irão clicar quase de imediato.

As mensagens SMS têm uma taxa de abertura de 98%, e a maioria das pessoas lê-as passado pouco tempo e agem com uma rapidez considerável. Dependendo da hora do dia e de outros fatores, em média, uma pessoa lê uma mensagem SMS nos 3 minutos seguintes a esta ser enviada. Isto significa que estes consumidores irão seguir o link diretamente no seu smartphone.

Para obter sucesso na ação, é essencial que a página de destino (landing page) do link seja compatível com dispositivos móveis, caso contrário, existe uma elevada probabilidade de abandonarem a página de destino. Além desta página, recomenda-se que todo o site esteja optimizado para smartphones, pois após visitarem a landing page poderão visitar outras páginas do site.

Quanto mais fácil for para estes navegar no site e agir, incluindo compras, maior será a probabilidade de permanecerem o tempo suficiente para serem convertidos.


CTA - Call to Action

Inclua um forte apelo à ação, Call To Action (CTA). Incluir um link não é suficiente para levar as pessoas a agir.

Ao criar um CTA, use verbos de ação fortes para que as pessoas sejam motivadas a aceitar as suas sugestões. Algo tão simples como "Clique agora" funciona bem.

Outros exemplos de CTAs são: "Compre agora", "Visite o nosso site", "Clique para saber mais", "Carregue no link para salvar" e "Descubra mais aqui".


Promover um sentimento de medo de perda

Promova um sentimento de medo de perda. A sua mensagem deve fazer as pessoas quererem agir devido ao FOMO – Fear Of Missing Out.

Como parte da sua mensagem, pretende-se que as pessoas se sintam motivadas a agir imediatamente. Ou seja, não dar margem para que o destinatário adie a sua decisão para: "...daqui a 2 horas” ou “...no final do dia” ou ainda “...amanhã”.

Deverá promover um sentimento de perda caso não reajam imediatamente. A melhor maneira de fazer isso é incluir palavras que motivem os clientes através do CTA. Palavras orientadas para o tempo, como “agora”, “imediatamente”, “tempo limitado”, “por um curto período” e “hoje apenas” ajudam a instigar um sentimento de urgência. Outras palavras e frases, como "não perca", fornecem um efeito semelhante.

Essa urgência motiva os clientes a clicar no link assim que abrem a mensagem SMS antes que haja tempo de a esquecer, aumentando o CTR.


Execute sempre uma mensagem de teste

Envie sempre uma mensagem de teste para garantir que o link funciona correctamente. Para que um link possa ser bem-sucedido numa campanha de marketing SMS, tem que funcionar. Isso pode parecer óbvio, mas há muito espaço para erro e daí surgirem problemas que irão obviamente afetar a eficácia do link.

Antes de enviar um link na sua mensagem de marketing por SMS, pense quais são os benefícios que os seus clientes ou público-alvo, receberão clicando no link. Analise essa resposta e desenvolva uma versão resumida que comunique ao cliente os motivos por que ele precisa de clicar. Adicione verbos de ação e um senso de urgência para aumentar a taxa de cliques da sua campanha.

Saiba mais sobre as nossas soluções e experimente estas dicas para aumentar a taxa de cliques das suas campanhas.