Apostar em storage ou em backup na cloud?

6 Setembro, 2018
Centralize a infraestrutura de TI e a sua gestão num só fornecedor e reduza custos
21 Agosto, 2018
Check-list: implementar uma solução de disaster recovery com sucesso
24 Setembro, 2018



Apostar em storage ou em backup na cloud?

A cloud é já uma opção irrecusável para a maioria das empresas, que opta por esta tecnologia e por serviços de armazenamento bem conhecidos como a Dropbox para guardar os seus conteúdos digitais. Existem inúmeros benefícios associados à cloud, como a redução de custos, a gestão simplificada, a maior segurança e o acesso facilitado a todos os dados em qualquer local.

Apesar destes argumentos e dos estudos que comprovam e destacam as vantagens inerentes à cloud, muitas empresas mantêm-se ainda um pouco à margem desta tendência devido a algumas questões:

    - Devo usar a cloud como sistema de storage ou apenas de backup dos meus dados?
    - Quais os riscos de escolher ambas as opções e colocar todos os conteúdos digitais da minha empresa na nuvem?
    - Devo manter sempre um sistema de storage in-house para reduzir o risco?

Os serviços de storage e de backup na cloud podem parecer semelhantes, mas na verdade a utilização que fazem dos dados é diferente. Ambas as soluções oferecem ganhos de eficiência em termos de custos, de gestão, de segurança e de desempenho. Estas são ainda opções complementares, e não rivais, que conseguem inclusive garantir um funcionamento ainda mais otimizado para a partilha, proteção dos dados e expansão da empresa quando associadas.

A escolha deve ter por base a estratégia de negócios pensada pelo departamento de tecnologias da informação.

Mas antes de qualquer decisão, as empresas têm que compreender a diferença entre estas duas tecnologias e perceber de que forma se encaixam nos seus objetivos de negócio, para poderem encontrar a solução que melhores responde às suas necessidades específicas.


Backup na cloud ou storage na cloud?

O backup na cloud assegura o armazenamento automático de todos os conteúdos em servidores virtuais que repõem rapidamente os dados necessários num cenário de disaster recovery em que a infraestrutura física da empresa é comprometida, seja por falha humana ou natural.

Esta é uma opção especialmente útil para as empresas que têm que garantir a continuidade dos seus negócios e serviços e minimizar ou evitar os períodos de downtime ou de inatividade, que têm um impacto muito forte tanto a nível financeiros como de gestão de clientes.

A infraestrutura na cloud é mais flexível, suportando vários tipos de backups, e mais ágil no que diz respeito à gestão dos dados, permitindo que esta seja feita através de qualquer dispositivo. A empresa pode tipicamente pedir a monitorização das modificações, relatórios de uploads e downloads, suporte e garantia de segurança dos dados.

É ainda a melhor opção para as empresas que não têm condições financeiras para investirem num data center in-house, que tem que ser gerido por uma equipa de profissionais com competências específicas.

Principais vantagens:

    1. Custo/beneficio
    2. Rápida reposição da informação
    3. Backups automáticos
    4. Maior segurança

Com o cloud storage ou armazenamento na cloud os utilizadores têm acesso a um sistema de armazenamento ao qual podem aceder as partir de qualquer local onde exista um acesso à Internet, através de qualquer equipamento: PC, tablet ou smartphone.

Este modelo é um bom aliado das empresas que promovem o trabalho colaborativo e necessitam de partilhar e editar e sincronizar documentos, imagens, vídeos ou qualquer outro tipo de ficheiros em conjunto; ou que necessitam de aceder permanentemente a determinados ficheiros. As equipas de gestão podem definir distintos níveis de permissão (acesso total, edição, leitura, entre outras) e gerir a capacidade de armazenamento de acordo com as suas necessidades.

Com este modelo, a companhia não tem que investir num sistema de storage, na sua manutenção, atualização ou gestão. A empresa paga apenas o que necessita, podendo inclusive usufruir de uma versão totalmente gratuita e evoluir posteriormente para uma paga se necessitar de mais espaço. Este modelo não contempla porém um serviço de backup de dados, pelo que a empresa deve garantir uma cópia dos mesmos numa outra infraestrutura cloud ou física.

Principais vantagens:

    1. Acesso remoto aos dados
    2. Edição e partilha de informação
    3. Sem custos de manutenção e gestão do servidor
    4. Maior segurança, menor risco de perda de dados

Segurança, gestão e custos otimizados

Independentemente da estratégia de TI, antes de escolher o serviço de backup ou de armazenamento na cloud, a empresa deve selecionar um serviço/parceiro referenciado e com provas dadas no mercado em termos de eficiência, qualidade e de segurança.

Em ambos os modelos toda a gestão de segurança e privacidade dos dados está do lado do prestador do serviço. As empresas não têm que investir em soluções de proteção, gerir ameaças e riscos, lidar com ataques ou resolver problemas quaisquer problemas associados. Com o parceiro certo, a informação que está na cloud está encriptada e permanentemente protegida contra as ameaças que surgem diariamente.

Pelo facto de a cloud garantir os serviços de armazenamento, de gestão, de segurança e de infraestrutura, as empresas não têm que investir em hardware, software, ou na contratação e formação de recursos especializados. Os custos são significativamente mais baixos, controlados mensalmente e devidamente ajustados às necessidades do negócio. A empresa paga o que utiliza e elimina os custos associados a um sistema de storage e de backup in-house. Além disto, toda a gestão dos dados e da informação é mais simples e intuitiva, com os conteúdos permanentemente acessíveis em qualquer lado, algo essencial para a expansão do negócio.

A Ar Telecom possui um portefólio completo de soluções cloud que assenta numa complementaridade de infraestruturas que garante as melhores soluções para os desafios e preocupações de cada cliente. Quer perceber qual a melhor opção para a sua empresa? Contacte-nos.