O que ganha a minha empresa com o outsourcing de TI

5 erros a evitar para melhorar a segurança da informação
5 erros a evitar para melhorar a segurança da informação
12 Outubro, 2018
Outsourcing de end-user support
Outsourcing de end-user support: um contributo fundamental para aumentar a produtividade da empresa
13 Novembro, 2018



O que ganha a minha empresa com o outsourcing de TI

Contratar uma empresa externa para gerir os serviços de TI era algo bastante improvável há alguns anos, mas atualmente é uma realidade cada vez mais comum. O outsourcing de TI dá às empresas um maior poder de computação, acesso a profissionais especializados e a recursos avançados, a um custo mais baixo.

Apesar dos pontos positivos, existe ainda algum estigma em colocar “o negócio” nas mãos de um parceiro. Quais são as vantagens e desvantagens deste modelo?

A forte competitividade do mercado, o crescente nível de exigência dos clientes e a constante procura pela inovação obriga as empresas a modernizar, otimizar, gerir e utilizar os seus sistemas de informação como uma importante alavanca competitiva que permite agilizar processos, melhorar a qualidade de produtos e serviços e reduzir custos.

Sem uma infraestrutura de TI à altura dos permanentes desafios, as empresas arriscam-se a ficar para trás. É nesta altura que o IT manager se depara com vários problemas:

• As tecnologias mais modernas e sofisticadas obrigam a um investimento considerável em hardware e software, que nem sempre é bem percebido e valorizado pelos administradores e demais decisores de uma empresa. O investimento nas TIC é por vezes visto como um custo acrescido e não como um investimento.

• Nenhum sistema de TI, por muito sofisticado e avançado que seja, consegue criar valor para uma empresa sem uma equipa de profissionais competentes a geri-lo da melhor forma. É difícil para uma pequena e média empresa contratar e reter profissionais especializados com competências específicas em várias áreas, que explorem ao máximo o que o sistema tem para oferecer e garantam uma gestão ponta a ponta eficaz, desde a manutenção à rápida resolução de problemas.

• Se estiver totalmente alocado à gestão dos sistemas de TI, o IT manager não vai conseguir acrescentar valor ao negócio ou sequer focar-se no core business da empresa.


Vantagens do outsourcing de TI

Com o outsourcing de TI estes problemas ficam resolvidos. A companhia passa a contratar a uma empresa externa e especializada uma série de serviços tecnológicos que asseguram todo o seu negócio, passa a ter acesso à mais recente tecnologia, a equipas especializadas, a um serviço de suporte permanente e a uma série de recursos que permitem gerir e otimizar mais facilmente o seu negócio. Ou seja, tem acesso a soluções sofisticadas, outrora apenas disponíveis às grandes corporações, sem ter que investir na compra de equipamentos e soluções.

Para o IT manager e para o próprio negócio, esta opção traduz-se também numa redução dos riscos. As equipas de trabalho conseguem responder mais rápido e rapidamente a eventuais problemas e evitar danos para o cliente. Além disto, os fornecedores de serviços de TI dispõem de ferramentas de monitorização e gestão que detetam possíveis anomalias e atuam em conformidade, soluções de segurança avançadas, serviços de backups e de disaster recovery, entre outras ofertas que ajudam a reduzir o índice de risco para a empresa e a garantir a continuidade do negócio.

Com um nível de risco significativamente mais baixo e a garantia de uma gestão otimizada de todos os sistemas, o IT manager pode focar-se em áreas estratégicas e criar mais valor para a empresa.

O nível de know-how necessário para gerir e articular os diferentes sistemas de TI, e a permanente atualização de competências tecnológicas, são elementos que podem ser replicados in-house com a contratação de profissionais qualificados e com a realização de formações. Mas os custos associados a estas opções são necessariamente mais elevados. Com o outsourcing de TI, as despesas com equipamentos, manutenção da infraestrutura, licenças ou atualizações também ficam fora do relatório de custos.


Serviços à medida da empresa

Além das vantagens financeiras, o outsourcing de TI permite a contratação de uma solução totalmente ajustada às necessidades e objetivos da empresa, e facilmente escalável. O IT manager não corre o risco de sub ou sobredimensionar uma solução, e assegura a integração de serviços mais eficazes e flexíveis, que podem contribuir significativamente para o crescimento e sucesso da empresa.

Além disto, a empresa pode optar pelo outsourcing total ou parcial, ou seja, de todos os sistemas de TI ou de apenas alguns setores com gestão mais complexa ou crítica. A escolha do modelo e das respetivas soluções deve ser precedida de uma análise das necessidades da empresa.

Que áreas podem ser melhoradas? Quais os principais problemas? Onde é que existe falta de competências? Quais as tecnologias obsoletas? Quais os objetivos estratégicos? Que processos podem ser melhorados? Onde é que a tecnologia pode ser determinante para o sucesso da empresa?

A partir deste ponto, a empresa pode optar pelos managed services que melhor se ajustem às suas necessidades.


Tipos de outsourcing

Com a transformação digital e os permanentes avanços tecnológicos, o outsoucing de TI passou a contemplar bastante mais do que a “tradicional” contratação de serviços de hardware e software.

Muitas empresas procuram um parceiro para usufruírem de soluções mais avançadas que não conseguem integrar ou gerir in-house: ferramentas de machine learning, IoT, business intelligence, machine-to-machine, e-commerce, assistentes pessoais virtuais, soluções de automatização, virtualização, entre outros exemplos.

Para as empresas, a contratação de um parceiro externo dá atualmente acesso às tecnologias do futuro, e esta é a razão pela qual já não contratam um simples fornecedor de hardware e software, mas um parceiro para gestão de TI.

Estes mesmos avanços tecnológicos colocam inclusive à disposição dos clientes diversos tipos de outsourcing de TI:

Onshore - A empresa contrata um parceiro português e usufrui de maior proximidade, flexibilidade e agilidade, evitando eventuais questões culturais e linguísticas. A evolução tecnológica em Portugal compara com as melhores do mundo.

Nearshore - A empresa contrata um parceiro de um país vizinho, com um idioma, cultura e fuso horário semelhante. Os riscos culturais são menores. Por vezes as empresas optam por migrar serviços específicos devido ao preço mais reduzido ou ao maior grau de especialização.

Offshore - A empresa contrata um parceiro de um país em desenvolvimento, usufrui de um preço de mão-de-obra mais baixo, um maior ROI e de um forte desenvolvimento tecnológico. Neste caso os serviços são migrados para fora do país. Um dos melhores exemplos é a Índia. A diferença horária beneficia as empresas que pretendem garantir um serviço de suporte de 24h, por exemplo.

Faça o download do e-book

Escolha segura

O sucesso deste modelo de negócio depende da boa relação de parceria entre a empresa e o fornecedor dos serviços. Os contratos de managed services devem sempre ser geridos com base num contrato claro que estabeleça os níveis de serviços a serem alcançados – os Service Level Agreements ou SLAs.

Devem igualmente especificar todas as garantias dadas pelo fornecedor relativamente aos serviços contratados, as métricas de avaliação envolvidas, os horários de intervenção, disponibilidade e continuidade, entre outros aspetos, e ainda enumerar as penalizações a aplicar em caso de não cumprimento por parte do prestador de serviços.

A escolha deve ainda recair numa empresa de referências, experiente e com uma oferta de excelência, tanto em termos de soluções e serviços como de equipas de trabalho.

Com mais de 18 anos de experiência nesta área, a Ar Telecom disponibiliza aos seus clientes uma oferta completa de managed services, para que o IT manager de cada empresa se dedique a projetos estratégicos que exigem recursos focados e dedicados. Não sabe por onde começar? A Ar Telecom ajuda os clientes a identificarem todas as necessidades existentes e a desenharem o modelo mais ajustado aos seus objetivos. Se precisa de apoio, contacte-nos.