Os 10 livros sobre cloud computing que um CIO não pode deixar de ler

digital workplace
Digital Workplace – Como assegurar a segurança da informação numa era de mobilidade empresarial
16 Janeiro, 2019
data center virtual
5 vantagens de um Data Center Virtual
1 Fevereiro, 2019
Livros de cloud Computing
    1. Architecting the Cloud
    2. Cloud Computing Design Patterns
    3. CSA Guide to Cloud Computing
    4. The Enterprise Cloud: Best Practices for Transforming Legacy IT
    5. Building Micro Services Designing Fine-Grained Systems
    6. Microservices: From Design to Deployment
    7. Beyond the 12 Factor App
    8. Release It!
    9. Refactoring Databases: Evolutionary Database Design
    10. Transitioning the Enterprise to the Cloud: A Business Approach

Sugerimos 10 livros sobre cloud computing que servirão como uma excelente ferramenta para o CIO e para o IT Manager que sabem que é fundamental reforçar o seu conhecimento, ampliar o seu currículo e aumentar o seu domínio sobre um tema cada vez mais vasto e fundamental para o futuro das empresas e dos negócios.

Encarado cada vez mais como sendo uma solução alternativa para as empresas implementarem novos projetos, enquanto simultaneamente reduzem os seus custos operacionais, o cloud computing é uma das principais alavancas para o empreendedorismo digital, sobretudo para as grandes organizações e para as multinacionais que já há muito despertaram para as vantagens das soluções cloud.


 
 

Embora existam recursos de consulta gratuita disponíveis online, nada melhor do que fazer as coisas à moda antiga, folheando um precioso livro e bebendo do conhecimento avançado que os melhores especialistas do setor decidem partilhar connosco.

Para si, caro CIO e IT Manager que quer ser detentor de um conhecimento único sobre uma área tecnológica que será seguramente um dos principais motores da economia mundial nos anos vindouros, sugerimos:


10 livros de cloud computing a não perder

Confira questões tão importantes no cloud computing como os modelos de conceção e migração, a privacidade e segurança, a transformação do legacy de IT, os micro serviços e uma abordagem mais específica sob o ponto de vista do negócio.


[

Architecting the Cloud - O cloud computing permite a entrega de capacidade de computação e de armazenamento a uma comunidade diversificada de destinatários finais.
No entanto, antes de se poder decidir sobre um modelo cloud, é necessário determinar qual é o modelo de serviço ideal para o negócio.
Em Design Decisions for Cloud Computing Service Models, Michael J. Kavis ajuda-nos a eliminar toda a neblina de uma forma agnóstica e orienta-nos para a tomada das decisões tecnológicas mais críticas: selecionar o(s) modelo(s) de serviço cloud mais adequado(s) com base numa combinação de requisitos comerciais e tecnológicos.

 
 
[

Cloud Computing Design Patterns - O aclamado autor Thomas Erl reuniu um catálogo com padrões de projeto para arquiteturas modernas e design de soluções baseadas na cloud.
Com mais de dois anos de desenvolvimento, os mais de cem modelos que constam neste livro ilustram soluções comprovadas para os desafios e requisitos comuns na cloud. Estes padrões são suportados por uma documentação visual rica, onde se incluem mais de 300 diagramas.

 
 
[

CSA Guide to Cloud Computing - Fornece uma vasta experiência no setor que não irá encontrar em outro lado qualquer.
Os autores de Implementing Cloud Privacy and SecurityRaj Samani (Chief Scientist da McAfee EMEA), Jim Reavis (diretor executivo da CSA) e Brian Honan (reconhecido como um líder da indústria sobre a norma ISO27001), guiam-nos por tudo que é preciso perceber para implementar uma estrutura de cloud computing segura para a sua empresa.

 
 
[

The Enterprise Cloud: Best Practices for Transforming Legacy IT - Apesar do burburinho em torno do cloud computing, de facto apenas uma pequena percentagem das organizações mundiais efetivamente implementou este novo estilo de TI até agora.
Para quem está a planear uma estratégia cloud de longo prazo, este livro é de leitura obrigatória, pois fornece conhecimento interno e lições práticas do mundo real relacionadas com planeamento, projeto, operações, segurança e transformação de aplicações. Conheça as orientações, lições aprendidas e práticas recomendadas que James Bond tem para partilhar sobre como projetar, implementar, operar e proteger uma cloud corporativa com base na experiência do mundo real.

 
 
[

Building Micro Services Designing Fine-Grained Systems - Da autoria de Sam Newman, apresenta diversos exemplos e conselhos práticos e transporta-nos por uma visão holística dos tópicos que os arquitetos e administradores de sistemas devem considerar durante o processo de criar, gerir e desenvolver arquiteturas de micro serviço.

 
 
[

Microservices: From Design to Deployment - Neste ebook de acesso gratuito, os evangelistas de tecnologia Chris Richardson e Floyd Smith exploram a arquitetura de micro serviços enquanto o novo padrão para a criação de aplicações. Converter as aplicações numa abordagem de micro serviços permite torná-las mais flexíveis, estáveis e muito mais ágeis e fáceis de atualizar. No entanto, mais cedo ou mais tarde surgem questões sobre como fazer a transição – e este e-book combina diversos posts no blogue NGINX, com informações sobre como usar o NGINX Plus para dar vida aos micro serviços à medida que se desenvolvem implementam as aplicações.

 
 
[

Beyond the 12 Factor App - O cloud computing está a passar rapidamente de uma tecnologia de nicho adotada por empresas iniciantes e de tecnologia de ponta para uma base mais vasta sobre a qual os sistemas corporativos são construídos para o futuro. Em 2012, a pioneira Heroku desenvolveu a Twelve Factor App: uma metodologia baseada em regras e diretrizes para ajudar as organizações a criarem aplicações cloud nativas. Em Exploring the DNA of Highly Scalable, Resilient Cloud Applications, o arquiteto de dados Kevin Hoffman explica detalhadamente porque é que essas diretrizes são importantes e aponta nalguns casos como e por que razão as novas abordagens de hoje funcionam melhor.

 
 
[

Release It! - Muitos problemas com sistemas começam hoje no design. Seja em Java, .NET ou Ruby on Rails, colocar as aplicações prontas para serem disponibilizadas é apenas metade do trabalho. Por exemplo, há que pensar se o sistema está desenhado para sobreviver a uma enchente súbita de visitantes oriundos de 100 países diferentes, isto quando se sabe que o mundo está cheio de redes que falham, bases de dados confusas e utilizadores com pouca paciência. Neste livro, Michael T. Nygard ajuda quem tem a árdua tarefa de programar e mostra como é possível projetar e arquitetar uma aplicação para a dura realidade obtendo o máximo de tempo de atividade, desempenho e retorno de investimento.

 
 
[

Refactoring Databases: Evolutionary Database Design - Há dez anos quase ninguém conhecia a palavra "refactoring". Ao longo desta última década é espantoso ver como há cada vez mais pessoas a saber como usar esta técnica para modificar a produção de código de uma forma disciplinada e eficaz. Como resultado, muitos vêm o refactoring do código como uma parte essencial do desenvolvimento de software. Este livro reúne as lições de duas pessoas que viveram nos primórdios das aplicações e dados, representando um guia sobre como usar técnicas de refactoring para bases de dados. Scott J. Ambler e Pramod J. Sadalage mostram-nos que a importância de alterar as estruturas de programas e dados, bem como de gerir a migração contínua dos dados em si.

 
 
[

Transitioning the Enterprise to the Cloud: A Business Approach - A transição das operações de TI para a cloud pode ser cara e arriscada. Escrito por Edward Mahon, esta obra concentra-se na identificação dos custos, das complexidades, dos riscos e dos benefícios necessários para construir uma estratégia completa de fornecimento de soluções cloud, desde o enigma que a nuvem representa até ao desenvolvimento de uma estratégia cloud, passando por uma perspetiva comercial da cloud, pela avaliação do ambiente tecnológico atual e pela sugestão de vários cenários potenciais de transição.

 


Apesar do burburinho em torno do cloud computing, de facto apenas uma pequena percentagem das organizações mundiais efetivamente implementou este novo estilo de TI.


 

Dar a palavra aos CIOs e IT Managers

Para os CIOs e IT Managers é fundamental cimentar competências em assuntos nucleares diretamente relacionados como as arquiteturas cloud, a segurança da informação, o Big Data, a Internet of Things, a Inteligência Artificial e o High Performance Computing.

Esta é uma área altamente dinâmica, pelo que os profissionais especialistas em TI nunca devem parar de procurar formação, especialização e experiência nestas áreas de conhecimento que serão seguramente valorizadas e muito bem aproveitadas.

Na Ar Telecom encontrará um parceiro com elevado conhecimento e experiência e com um portefólio de soluções que abrangem alojamento físico ou virtual, suportadas em arquiteturas de cloud pública, cloud privada ou máquinas dedicadas, prontas para serem adaptadas à realidade do seu negócio.


eBook Transformação Digital nas empresas

Fale connosco e veja como podemos partilhar o nosso conhecimento consigo e colocá-lo ao serviço do negócio da sua empresa. E boas leituras!