5 vantagens de um Data Center Virtual

1 Fevereiro, 2019
livros cloud computing
Os 10 livros sobre cloud computing que um CIO não pode deixar de ler
22 Janeiro, 2019
Cloud para empresas: as 8 tendências fundamentais para os próximos anos
8 Fevereiro, 2019
5 vantagens de um Data Center Virtual
    1. Escalabilidade
    2. Mobilidade e facilidade de acesso
    3. Investimento e custos
    4. Segurança
    5. Continuidade de serviço

Uma infraestrutura moderna, escalável, abrangente, flexível e totalmente ajustada à dimensão e aos objetivos de uma empresa é determinante para o sucesso e crescimento do seu negócio.

Como é possível desenhar, gerir e manter uma solução de TIC ao longo dos tempos, garantindo a rápida e eficaz resposta a todos os desafios? Através de um Data Center Virtual.

São muitos os decisores que ainda veem as soluções de TIC como um custo, e não como um investimento estratégico. Adquirir e manter um conjunto de hardware e software in house, gerido por uma equipa especializada que tem que garantir não só o seu correto funcionamento, mas também uma permanente atualização das suas funcionalidades para dar resposta às exigências do mercado, implica um investimento avultado.

 
 

Uma infraestrutura virtual, ou IaaS (Infrastructure as a service), otimiza a gestão organizacional e dá acesso a um ambiente de soluções de TIC mais barato, flexível, produtivo, escalável e seguro. O serviço é contratado a um fornecedor que garante o acesso contínuo a uma solução completa e totalmente ajustada ao cliente, que contempla todo o hardware e software necessários. Neste contexto, a equipa de TI da empresa pode dedicar-se a outro tipo de trabalhos e atividades estratégicas.


Vantagens de um Data Center Virtual

1. Escalabilidade – Dificilmente uma PME consegue manter uma equipa de TI especializada em várias áreas e uma infraestrutura ágil, atualizada e permanentemente equipada com a mais recente tecnologia. É esta falta de recursos e um ambiente de TI obsoleto que reduz significativamente as condições de competitividade das empresas.

Com um centro de dados virtual ou num modelo as a service, a empresa pode contratar os serviços que necessita (aumentar/reduzir) e ajustá-los rapidamente de acordo com as suas necessidades e capacidade de investimento, contando sempre com um suporte especializado permanente que vai agir rapidamente em situações de falha.

A infraestrutura contratada acompanha o ritmo de crescimento do seu negócio. Esta escalabilidade abrange a disponibilidade do sistema em locais adicionais, possibilidades de conectividade e de energia.

2. Mobilidade e facilidade de acesso – A facilidade de implementação, gestão de dados e processos na cloud é uma grande vantagem para as pequenas e médias empresas. As soluções são personalizáveis, flexíveis e muito intuitivas, ou seja, não exigem qualquer grau de especialização ou formação. Os profissionais podem aceder a toda a informação a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lado e a qualquer momento. A empresa consegue garantir uma equipa mais produtiva e disponível e oferecer as ferramentas que esta necessita para trabalhar a partir de qualquer lugar.

3. Investimento e custos – Quando opta por um data center virtual, a empresa concorda em pagar um serviço que contempla uma infraestrutura de TI, com todo o software e hardware necessários, serviços de suporte, segurança, entre outros exemplos.

Ao longo do tempo, a empresa pode reduzir ou aumentar os serviços contratados de acordo com as suas necessidades e orçamento. Os custos são mais reduzidos, mais controlados e podem ser totalmente ajustados à dimensão e objetivos antecipadamente estipulados. Isto significa que está isenta do avultado investimento inicial em infraestrutura e dos demais custos de manutenção, atualização, formação, licenças de software, servidores, energia e refrigeração. Outra vantagem é a diminuição do risco de investimento. Os decisores podem planear adequadamente os valores gastos consoante o orçamento disponível, algo imprescindível para o sucesso do negócio.

4. Segurança – Uma infraestrutura local está sempre sujeita à capacidade de inovação da empresa e à permanente qualificação dos profissionais que lidam diariamente com os sistemas. Os sistemas legacy criam inevitavelmente vulnerabilidades que podem rapidamente comprometer a segurança da informação e de todo o sistema.

Ao recorrer a uma infraestrutura na cloud, a empresa garante que os dados corporativos estão mais seguros na eventualidade de possíveis falhas ou danos de hardware ou software locais. A informação é replicada, existem ferramentas de encriptação, prevenção e de restrição de acessos, mecanismos de proteção de dados que estão de acordo com a legislação vigente, firewalls e sistemas de deteção e prevenção de intrusões. Além disto, a empresa tem acesso a uma equipa especializada que fica encarregue de dar resposta a eventuais problemas.

5. Continuidade de serviço – Um data center virtual está permanentemente atualizado para garantir os melhores níveis de segurança e desempenho. Esta eficiência de operações não só assegura a alta disponibilidade de toda a infraestrutura e serviços contratados, mas também minimiza prejuízos que podem ser incalculáveis. Ou seja, com esta solução, a probabilidade de existir uma indisponibilidade de serviço ou de recursos é consideravelmente mais baixa que numa infraestrutura local.


eBook Transformação Digital nas empresas


Qual a melhor opção para a minha empresa?

Antes de decidir se pretende avançar para uma infraestrutura local ou para um data center virtual, os decisores devem considerar vários fatores, nomeadamente as necessidades do seu negócio, a segurança dos dados, os objetivos estratégicos e de crescimento e os custos do sistema. Tipicamente, se uma organização quer maior segurança, mobilidade, uma redução dos custos e ferramentas tecnológicas que aportem valor ao negócio, então um centro de dados virtual será mais vantajoso que uma infraestrutura física. Com a virtualização das operações e a contratação deste serviço a um parceiro de referência, a infraestrutura de TI deixa de ser um peso para a empresa e passa a ser um diferencial para o negócio.

Ainda assim, o sucesso deste tipo de solução está muito dependente do tipo de parceiro escolhido e das garantias por ele dadas em termos de know-how, suporte, tecnologia, flexibilidade e disponibilidade.

A Ar Telecom é uma empresa de referência, com uma vasta experiência na área de Virtual Data Center, que disponibiliza uma oferta abrangente de serviços que permite a gestão de toda a infraestrutura com total confiança e comodidade: disaster recovery e replicação, backup, storage, firewall, serviços de monitorização e administração, licenciamento de software, load balancing e integração com redes externas.


Quer saber mais? Analisar a melhor solução? Prever os custos? Faça aqui a simulação da sua solução de Virtual Datacenter ou entre em contacto connosco.