Uma infraestrutura moderna, escalável, abrangente, flexível e totalmente ajustada à dimensão e aos objetivos de uma empresa é determinante para o sucesso e crescimento do seu negócio.
São muitos os decisores que ainda veem as soluções de TIC como um custo, e não como um investimento estratégico. Adquirir e manter um conjunto de hardware e software in house, gerido por uma equipa especializada que tem que garantir não só o seu correto funcionamento, mas também uma permanente atualização das suas funcionalidades para dar resposta às exigências do mercado, implica um investimento avultado.
Uma infraestrutura virtual, ou IaaS (Infrastructure as a service), otimiza a gestão organizacional e dá acesso a um ambiente de soluções de TIC mais barato, flexível, produtivo, escalável e seguro. O serviço é contratado a um fornecedor que garante o acesso contínuo a uma solução completa e totalmente ajustada ao cliente, que contempla todo o hardware e software necessários. Neste contexto, a equipa de TI da empresa pode dedicar-se a outro tipo de trabalhos e atividades estratégicas.
1. Escalabilidade – Dificilmente uma PME consegue manter uma equipa de TI especializada em várias áreas e uma infraestrutura ágil, atualizada e permanentemente equipada com a mais recente tecnologia. É esta falta de recursos e um ambiente de TI obsoleto que reduz significativamente as condições de competitividade das empresas.
Com um centro de dados virtual ou num modelo as a service, a empresa pode contratar os serviços que necessita (aumentar/reduzir) e ajustá-los rapidamente de acordo com as suas necessidades e capacidade de investimento, contando sempre com um suporte especializado permanente que vai agir rapidamente em situações de falha.
A infraestrutura contratada acompanha o ritmo de crescimento do seu negócio. Esta escalabilidade abrange a disponibilidade do sistema em locais adicionais, possibilidades de conectividade e de energia.
2. Mobilidade e facilidade de acesso – A facilidade de implementação, gestão de dados e processos na cloud é uma grande vantagem para as pequenas e médias empresas. As soluções são personalizáveis, flexíveis e muito intuitivas, ou seja, não exigem qualquer grau de especialização ou formação. Os profissionais podem aceder a toda a informação a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lado e a qualquer momento. A empresa consegue garantir uma equipa mais produtiva e disponível e oferecer as ferramentas que esta necessita para trabalhar a partir de qualquer lugar.
3. Investimento e custos – Quando opta por um data center virtual, a empresa concorda em pagar um serviço que contempla uma infraestrutura de TI, com todo o software e hardware necessários, serviços de suporte, segurança, entre outros exemplos.
Ao longo do tempo, a empresa pode reduzir ou aumentar os serviços contratados de acordo com as suas necessidades e orçamento. Os custos são mais reduzidos, mais controlados e podem ser totalmente ajustados à dimensão e objetivos antecipadamente estipulados. Isto significa que está isenta do avultado investimento inicial em infraestrutura e dos demais custos de manutenção, atualização, formação, licenças de software, servidores, energia e refrigeração. Outra vantagem é a diminuição do risco de investimento. Os decisores podem planear adequadamente os valores gastos consoante o orçamento disponível, algo imprescindível para o sucesso do negócio.
4. Segurança – Uma infraestrutura local está sempre sujeita à capacidade de inovação da empresa e à permanente qualificação dos profissionais que lidam diariamente com os sistemas. Os sistemas legacy criam inevitavelmente vulnerabilidades que podem rapidamente comprometer a segurança da informação e de todo o sistema.
Ao recorrer a uma infraestrutura na cloud, a empresa garante que os dados corporativos estão mais seguros na eventualidade de possíveis falhas ou danos de hardware ou software locais. A informação é replicada, existem ferramentas de encriptação, prevenção e de restrição de acessos, mecanismos de proteção de dados que estão de acordo com a legislação vigente, firewalls e sistemas de deteção e prevenção de intrusões. Além disto, a empresa tem acesso a uma equipa especializada que fica encarregue de dar resposta a eventuais problemas.
5. Continuidade de serviço – Um data center virtual está permanentemente atualizado para garantir os melhores níveis de segurança e desempenho. Esta eficiência de operações não só assegura a alta disponibilidade de toda a infraestrutura e serviços contratados, mas também minimiza prejuízos que podem ser incalculáveis. Ou seja, com esta solução, a probabilidade de existir uma indisponibilidade de serviço ou de recursos é consideravelmente mais baixa que numa infraestrutura local.
Antes de decidir se pretende avançar para uma infraestrutura local ou para um data center virtual, os decisores devem considerar vários fatores, nomeadamente as necessidades do seu negócio, a segurança dos dados, os objetivos estratégicos e de crescimento e os custos do sistema. Tipicamente, se uma organização quer maior segurança, mobilidade, uma redução dos custos e ferramentas tecnológicas que aportem valor ao negócio, então um centro de dados virtual será mais vantajoso que uma infraestrutura física. Com a virtualização das operações e a contratação deste serviço a um parceiro de referência, a infraestrutura de TI deixa de ser um peso para a empresa e passa a ser um diferencial para o negócio.
Ainda assim, o sucesso deste tipo de solução está muito dependente do tipo de parceiro escolhido e das garantias por ele dadas em termos de know-how, suporte, tecnologia, flexibilidade e disponibilidade.
A Ar Telecom é uma empresa de referência, com uma vasta experiência na área de Virtual Data Center, que disponibiliza uma oferta abrangente de serviços que permite a gestão de toda a infraestrutura com total confiança e comodidade: disaster recovery e replicação, backup, storage, firewall, serviços de monitorização e administração, licenciamento de software, load balancing e integração com redes externas.
Quer saber mais? Analisar a melhor solução? Prever os custos? Faça aqui a simulação da sua solução de Virtual Datacenter ou entre em contacto connosco.