Grupo Aire confirma a compra por parte da Ardian Buyout

O Grupo Aire confirma que o fundo francês Ardian Buyout, a divisão do fundo francês especializado em tecnologia, comprou a participação da Magnum no grupo espanhol de telecomunicações, que adquiriu em 2018, numa transacção estimada em cerca de 600 milhões de euros.

Os sócios fundadores da empresa continuarão a deter a mesma percentagem das suas participações e a equipa de gestão continuará a liderar a gestão do grupo. Com o compromisso da Ardian Buyout para com o Grupo Aire poderá continuar com a sua estratégia de crescimento orgânico e inorgânico, que começou em 2019 com as aquisições da Prored, Unelink, LCRcom e Ar Telecom, e impulsionar as quatro principais áreas do seu negócio: tecnologia cloud, conectividade, potenciador móvel e comunicações unificadas.

"O facto de um fundo da importância da Ardian Buyout não só ter tomado conhecimento do Grupo Aire, como ter demonstrado tanto interesse em tornar-se accionista é uma excelente notícia para todos nós que fazemos parte do grupo", diz Raúl Aledo, CEO do Grupo Aire.

"Há quatro anos estabelecemos um caminho que nos levaria a ser um dos principais actores no sector das telecomunicações a nível nacional e internacional, e a entrada deste novo parceiro financeiro não só torna possível a continuação deste projecto, como também representa uma nova dimensão para que continuemos a crescer".

Por outro lado, Raúl Aledo salientou que "a nível operacional, a assinatura desta operação não implica qualquer alteração. E isto é algo que eu gostaria de salientar, especialmente no que diz respeito ao nosso excelente capital humano. Para nós, desde o início, o mais importante sempre foram as pessoas e elas continuarão a ser. Não haverão alterações a este respeito. Continuaremos a aplicar a nossa política de incorporação de empresas da mesma forma que temos feito até agora, mantendo e promovendo as actuais equipas, que são em grande parte responsáveis pelo sucesso do grupo."

Para o CEO do Grupo Aire, "Este importante acordo permite-nos reforçar a entrada noutros mercados para todas as nossas linhas de actividade, para o qual vamos desenvolver um novo plano estratégico juntamente com a Ardian Buyout, com cujos gestores de topo temos tido um entendimento especial", diz ele. "Estamos muito gratos a todas as empresas que demonstraram interesse em nós. O conhecimento do sector por parte desta empresa de private equity tem sido um factor determinante na nossa tomada de decisão. Por esta razão e porque sentimos uma aproximação especial desde o primeiro momento, estamos muito satisfeitos com esta transacção", conclui, "A transacção está pendente de aprovação pelas autoridades reguladoras relevantes, que se espera que tenha lugar no último trimestre do ano.".