Soluções de cloud computing: poupança, simplicidade e segurança

disaster recovery as a service
5 vantagens de apostar em disaster recovery as a service
29 Novembro, 2017
investir em managed services
Podem os serviços geridos ajudar a alavancar o negócio?
26 Dezembro, 2017
5 vantagens de apostar em disaster recovery as a service

A introdução de tecnologias nas mais diversas áreas da vida empresarial veio acelerar a evolução dos modelos de negócio. As ferramentas tecnológicas deixaram de ser uma opção, para se transformarem numa necessidade.

Os benefícios da tecnologia na gestão de processos de negócio são facilmente compreendidos (e demonstráveis) internamente e a concorrência, ali ao lado, está atenta às mesmas oportunidades. Se as souber aproveitar melhor que a sua empresa, ganhará uma vantagem competitiva que pode ser difícil alcançar.

Nos dias que correm, apostar em tecnologias que acompanhem e promovam o desenvolvimento do negócio tornou-se fundamental para não perder terreno e é neste contexto que as soluções cloud se têm afirmado e transformado numa das áreas de investimento (quase) obrigatório das empresas.

A escalabilidade é uma das características centrais deste tipo de soluções. Permitem dimensionar recursos à medida das necessidades, a cada momento e de forma quase imediata. Num mundo em que os negócios têm de se adaptar quase da noite para o dia às oscilações do mercado e antecipar movimentos da concorrência é fundamental ter os recursos certos para agir rapidamente.

Isso tanto significa poder oscilar rapidamente na capacidade disponível para desenvolver e testar um novo serviço, como poder montar rapidamente um novo escritório, acomodar ou deslocar uma equipa.

As soluções cloud garantem essa flexibilidade, graças a serviços como a virtualização de centros de dados, que replicam a infraestrutura do cliente e a cada momento a podem adaptar a diferentes necessidades. Com uma infraestrutura e um portefólio de serviços assente em sistemas locais, próprios, a complexidade inerente a qualquer mudança será muito diferente.

Poupar tempo e dinheiro, aumentando a segurança

As poupanças de custos são outro beneficio recorrentemente apontado à cloud e é fácil compreender porquê. Montar ou gerir uma operação, deixando para segundo plano custos (e tempo) de aquisição e manutenção de hardware vai mudar significativamente a distribuição de recursos no budget do departamento TI.

É certo que, adotando soluções cloud, parte do dinheiro que não é gasto com aquisição de máquinas e gestão interna de serviços e equipamentos é entregue ao fornecedor mas, em troca, no pacote que este lhe disponibiliza estão um conjunto de serviços que vão reduzir outras despesas e preocupações da empresa. A segurança é um dos aspetos fundamentais a considerar.

As ameaças informáticas estão cada vez mais sofisticadas e renovam-se a cada momento. Montar linhas de defesa eficazes implica um investimento constante na proteção de aplicações e dados, que um parceiro especializado conseguirá fazer a um nível que boa parte das soluções locais não conseguirá acompanhar, por ter menos recursos. A própria cloud cada vez tem mais camadas de segurança e juntam-se a isso mecanismos de redundância da informação e recuperação rápida de dados em caso de falhas, normalmente associados ao serviço e ao compromisso assumido com o cliente.

Simplicidade gera produtividade

Às poupanças/vantagens mais óbvias decorrentes de uma aposta na cloud juntam-se as menos óbvios, por serem mais difíceis de quantificar, mas nem por isso menos impactantes no negócio. O impacto na produtividade é um exemplo flagrante. Primeiro porque são, em regra, soluções fáceis de usar, intuitivas e muito focadas na experiência do utilizador, respeitando as melhores práticas de UI/UX. Por outro lado, ao garantir permanente disponibilidade e fiabilidade dos serviços minimizam o risco de uma falha informática paralisar toda a empresa.

A Iberol, um dos maiores processadores de produtos de origem agrícola e produtor de biocombustíveis em Portugal, é uma das empresas que encontrou na cloud uma resposta para este tipo de problema. As falhas nos servidores internos de suporte ao ERP, a partir do qual a companhia gere não só a área financeira, mas também a produção e a logística transformaram-se num problema.

A empresa decidiu migrar o ERP para o Virtual Data Center da Ar Telecom e desde que está a usar esta solução de cloud privada, com recursos dedicados e garantia de performance, as falhas não se repetiram e a operação não voltou a ficar parada e “às escuras”, por indisponibilidade dos sistemas que a suportam.

Como começar?

Se a sua empresa ainda não avançou para a cloud está na altura de o fazer e não perder mais tempo. Escolher um parceiro que possa verdadeiramente apoiá-lo na jornada é fundamental para garantir uma transição suave e tranquila, com o suporte adequado para a mudança e a garantia de tecnologias e soluções fiáveis e seguras.

Na Ar Telecom vai encontrar um parceiro com conhecimento e experiência, com um portefólio de soluções que abrangem alojamento físico ou virtual, suportadas em arquiteturas de cloud pública, cloud privada ou máquinas dedicadas, prontas para serem adaptadas à realidade do seu negócio.

Com 18 anos de experiência no mercado, a Ar Telecom é especialista em soluções cloud empresariais e os seus profissionais estão disponíveis para ajudar o IT Manager a definir a melhor aposta para o seu negócio bem assim como desenhar um modelo adaptado às necessidades de cada negócio. Contacte-nos, podemos ajudar.