Entrevista de Nelson Nogueira à revista Exame Informática


Entrevista de Tiago Santos ao jornal Vida Económica

Um parceiro 360º

A capacidade de adaptação aos desafios lançados pelo cliente é um dos fatores diferenciadores do modelo de negócio da Ar Telecom que focou a sua oferta de outsourcing de IT num conjunto de serviços especializados.

Numa conversa com a Exame Informática, Nelson Nogueira, Managed Services, Business Unit Manager da Ar Telecom, explicou a aposta da operadora em serviços de outsourcing de IT, especializados e diferenciadores. Uma área em crescimento e na qual Portugal pode destacar-se face a outros países da Europa.



A Ar Telecom está a apostar no outsourcing de IT. 
Qual a oferta de serviços que disponibilizam? 


Nelson Nogueira
A aposta no outsourcing é um complemento das nossas soluções de comunicações, datacenter, cloud e segurança. Consideramos que é essencial para proporcionar às empresas portuguesas soluções globais que reduzam a complexidade de gestão do IT. Disponibilizamos três componentes de serviços especializados – Digital Workplace, System Workloads, Networking & Security e, de forma agregada, o Strategic Outsourcing, que inclui a componente de Consulting, onde partilhamos a nossa experiência na gestão do IT, elevando a respetiva maturidade em várias áreas de atuação.
Nos Managed Services 
conseguimos agregar outros serviços da Ar Telecom, como cloud, networking, segurança e materiais as-a-service, permitindo de uma forma ímpar e no mesmo contrato, responder a todas as necessidades que uma organização se pode deparar nesta nova economia digital.

Porquê esta especialização?

Nelson Nogueira - A nossa proposta de valor é proporcionar aos clientes a possibilidade de focarem os seus recursos de IT no core do negócio. Nesta perspetiva, especializamo-nos nas áreas mais tecnológicas que, sendo essenciais para o desenvolvimento das empresas, não têm tanta influência no core business dos clientes.
A nossa aposta e diferenciação é claramente no Strategic Outsourcing, que está subdividido em três componentes de serviços: Digital Workplace, que inclui serviços de suporte aos utilizadores e dos seus dispositivos tecnológicos; System Workloads - apoio, gestão, suporte e manutenção de servidores, base de dados, middleware e groupware, nos quais garantimos a disponibilidade e o bom funcionamento das aplicações de IT, através de monitorização e intervenção proativa; e Networking & Securityque inclui gestão, suporte e monitorização da rede interna dos clientes, de forma a garantir a operação e segurança das organizações, sem perder a agilidade necessária para a transformação dos seus negócios. A oferta abrange arquiteturas on prem, híbridas ou em cloud e estende-se desde os servidores até aos dispositivos móveis pessoais, numa visão holística dos sistemas que suportam o negócio.
Estas soluções são adaptadas a cada uma das organizações e facilmente escaláveis.


Quais os fatores de diferenciação da vossa oferta 
nesta área dos Managed Services?


Nelson Nogueira 
O nosso principal fator de diferenciação é a capacidade de incorporação de 100% da cadeia de valor, com equipas e infraestruturas internas que, além do outsourcing, permite dar uma resposta rápida a necessidades dos clientes na área das infraestruturas e dos serviços de comunicações e segurança. Isto permite um modelo de negócio adaptável e estruturado e proporciona ao cliente um parceiro que corresponde 360º aos seus desafios.
Funcionamos como 
uma extensão do departamento de IT, ajudando os nossos clientes a crescerem de forma sustentada. Por outro lado, somos agnósticos no desenvolvimento de soluções de IT, no sentido em que trabalhamos na aplicação de soluções de todos os fornecedores do mercado, permitindo que o cliente faça as escolhas que fazem mais sentido para a sua organização.


Entrevista publicada na revista Exame Informática Julho de 2022.

Ver aqui publicação.