A excelência nas soluções de workplace

 
 















A excelência nas soluções de workplace


Na realidade, excelência significa a procura contínua de melhores soluções e resultados, na perspetiva dos diferentes stakeholders da organização.

A tecnologia desempenha um papel essencial nas melhorias a implementar numa organização, nomeadamente na evolução do conceito de posto de trabalho. As empresas enfrentam desafios ao nível da transformação e gestão da mudança cultural, que facilitem a adoção de novos processos e tecnologias, novas formas de trabalhar e aceder à informação corporativa.

A pandemia alavancou o trabalho híbrido e veio acelerar as inovações na prestação de serviços de workplace. O suporte aos utilizadores passou a ser essencialmente remoto, e consequentemente o alargamento do perímetro de segurança trouxe novos desafios ao IT e às soluções de workplace. A dificuldade em manter políticas e regras definidas dentro do perímetro, para serem impostas de uma forma descentralizada pelos vários devices, sendo estes postos de trabalho ou equipamentos móveis, provocou transformações nas organizações e particularmente no IT. 

Temas como encriptação de discos que protegem os dados, dupla autenticação de fator e tokens que garantem a proteção das credenciais dos utilizadores, ganham maior destaque no mercado.

Os tokens estão a evoluir para utilização de reconhecimento facial e biométrico, deixando de ser apenas um dispositivo que gera um código para desbloquear um acesso, porque este conceito foi adotado pela dupla autenticação de fator. As soluções que consigam combinar estas tecnologias irão transformar a forma como hoje vemos as atuais soluções de workplace.

Os desafios de segurança deixaram de ser centralizados, face à realidade que veio para ficar da descentralização dos devices, colocando novos paradigmas às equipas de segurança, que têm uma dificuldade acrescida no que respeita a proteção das credenciais dos utilizadores e à própria iliteracia tecnológica dos colaboradores. Uma das formas de mitigar essa iliteracia, passa por disponibilizar formação de awareness de cibersegurança, prática que todas as organizações deviam estar a adotar.

Por outro lado, as soluções de workplace também evoluíram na vertente aplicacional mobile first e na adoção de soluções de videoconferência, que muitas das organizações ainda não tinham adotado de forma transversal.

Na indústria, destacamos a adoção de novas tecnologias e conceitos, como a IOT e a cloud, que vêm unir o conceito de TI ao OT, trazendo novos desafios e, agregando ao workplace, novos devices (mobiles ou desktops). Nas indústrias que utilizam sistemas OT, o conceito de soluções de workplace foi alargado e o suporte terá de naturalmente acompanhar essas necessidades.

Outro dos desafios, foi a necessidade de medir a produtividade dos colaboradores, não pelo seu horário de entrada e de saída, mas sim por KPIs de produtividade. Uma das realidades que está a impulsionar estes KPIs é a adoção de ferramentas de inteligência artificial no trabalho dos colaboradores. As ferramentas AI não devem ser vistas como uma ameaça para os colaboradores, mas sim como uma oportunidade para estes melhorarem a sua produtividade.

O trabalho híbrido também trouxe desafios à cultura empresarial na vertente de socialização entre os trabalhadores, e na participação dos mesmos nas decisões da empresa, o que levou as organizações a transformar os seus escritórios em ambientes que promovam o convívio social, criando espaços de lazer para colaboradores e clientes, para mitigar este novo paradigma. Em suma, as empresas encontram-se em processo de transformação e gestão da mudança cultural nos seus escritórios, na forma de aliciar o recrutamento de novos colaboradores, manter a motivação dos atuais e reforçar o envolvimento emocional com os clientes. 

A excelência operacional nas soluções de workplace passa por adotar uma combinação de tecnologias, assente no novo paradigma da distribuição dos devices anytime anywhere. Claramente que o alinhamento entre a tecnologia e a cultura organizacional se traduzirá na excelência operacional nas empresas com efeitos na melhoria efetiva da produtividade, numa verdadeira cultura de excelência assente na satisfação dos colaboradores. 

 

Nelson Nogueira
Business Unit Manager | Ar Telecom

Este artigo de opinião foi publicado na revista de Maio IT Insight nº 43.