Novo data center de 1.400 m2 da Ar Telecom fica em Alfragide e começa a funcionar no fim do ano

 

 

 

Novo “data center” de 1.400 m2 da Ar Telecom fica em Alfragide e começa a funcionar no fim do ano

Artigo publicado na jornal digital ECO em 19 Janeiro 2023.

"Novo data center da Ar Telecom com 1.400 metros quadrados e capacidade para duplicar deverá ser inaugurado no fim do ano. Imóvel já foi adquirido em Alfragide e aguarda projeto e licenciamento.

Está desvendada a localização do novo centro de dados da Ar Telecom na região de Lisboa. Fica em Alfragide, deverá começar a funcionar no final do ano e terá, para já, 1.400 metros quadrados, com capacidade para duplicar para os 4.200. A fase de investimento no imóvel está concluída.

“O investimento no imóvel já foi concretizado, estando o projeto de transformação em fase de projeto e licenciamento. Prevemos que entre em operação no final de 2023 com uma área de 1.400 metros quadrados, expansível até 4.200 metros quadrados. A zona escolhida foi em Alfragide, pelas privilegiadas condições de acessibilidade e baixo risco de desastres naturais”, desvenda fonte oficial da empresa de telecomunicações.

A existência do projeto foi noticiado em primeira mão pelo ECO em novembro de 2021, altura em que o CEO da Ar Telecom, Tiago Oliveira Santos, dizia que o data center ficaria “dentro ou muito próximo da capital”. O gestor falava também na instalação de 150 racks de servidores na fase inicial e disse que estava a ser estudado o recurso a energia solar para alimentar o empreendimento.

“Já temos data center, mas esperamos tornarmo-nos muito mais competitivos nessa área, através do recurso às energias renováveis e a um conceito de projeto muito mais eficiente, muito mais moderno do que aquilo que era feito há 20 anos”, afirmou então Tiago Oliveira Santos em entrevista.

Mais de um ano depois, o ECO contactou a Ar Telecom para aferir o andamento deste e de outros investimentos, que a empresa estimou terem a capacidade para criar 200 empregos diretos e indiretos até 2025. Outras das iniciativas anunciadas também evoluíram desde então.

Desde logo, a Ar Telecom pretendia complementar o novo data center com uma rede de fibra ótica para ligar empresas nos principais centros urbanos, esperando alargar um piloto na Grande Lisboa a outros centros empresariais espalhados pelo país. “A disponibilização dos serviços na zona piloto, constituída pela cidade de Lisboa e algumas freguesias dos concelhos de Amadora e Oeiras, foi concluída em 2022, estando a Ar Telecom a disponibilizar aos clientes empresariais ligações de débito até 10 Gbps [gigabits por segundo] em condições muito vantajosas. Os serviços já estão disponíveis também no Porto, Coimbra e Setúbal, estando a expansão​ a outras zonas em análise”, diz ao ECO fonte oficial.

Outra intenção era a de construir uma rede de fibra ótica entre Portugal e Espanha. “O investimento foi integralmente realizado e está em operação. Existem já serviços a serem prestados nessa rede utilizados para interligar grandes operadores europeus a Lisboa”, responde a mesma fonte da empresa.

Com estes avanços, estão já na calha novos investimentos. “Estão em curso vários projetos de desenvolvimento na área das redes de dados e também de expansão dos nossos serviços de cloud, que não podemos detalhar por questões de segredo comercial. Podemos, entretanto, adiantar que está em desenvolvimento um projeto de interligação direta com a Europa a partir do Porto, à semelhança do concluído em Lisboa em 2022, e que prevemos concluir no início de 2024″, revela a operadora.

Por fim, numa altura em que estão prestes a arrancar os concursos públicos para instalar fibra nas zonas do país onde não há cobertura, estará a Ar Telecom interessada em participar? A empresa não revela: “Relativamente aos concursos para redes de alta capacidade em zonas brancas não podemos neste momento partilhar a nossa estratégia.”

Normalmente com um perfil de comunicação mais discreto, a Ar Telecom, que presta serviços a empresas (e não a consumidores finais), anunciou em novembro de 2021 um rebranding e a abertura de um novo escritório no Norte do país, em Leça do Balio (Matosinhos).

 

Link para a notícia no jornal ECO