Os desafios e as oportunidades para as equipas de TI na era da Inteligência Artificial

Pedro Nunes
Diretor Comercial | Ar Telecom

Juan Perez, Vice-Presidente Executivo e Chief Information Officer da Salesforce, resumiu bem esta questão quando disse que, "Os executivos estão compreensivelmente entusiasmados com a promessa da IA ​​– e os ganhos de produtividade são em grande parte responsáveis. Os CIO e as equipas de TI podem hesitar e potencialmente perder a oportunidade de aproveitar a tecnologia antes dos seus concorrentes, ou podem liderar o caminho, repensando como as empresas implementam IA de confiança, de uma forma responsável e sustentável.”.

Apesar do entusiasmo em torno da IA, há desafios significativos a serem enfrentados na sua implementação eficaz. Um estudo da Digital Inside mostrou que quase um terço dos profissionais de TI não têm tempo suficiente para implementar e treinar modelos e algoritmos de IA, (ver estudo), e quase metade deles está preocupada com a capacidade das suas infraestruturas em acompanhar a demanda por inovação.

Além disso, quase metade dos profissionais de TI expressam preocupação com a capacidade das infraestruturas existentes em acompanhar a necessidade por inovação. Isso inclui a escalabilidade dos sistemas para lidar com o aumento do volume de dados e a capacidade de processamento necessária para suportar algoritmos de IA cada vez mais complexos.

Essa preocupação é especialmente relevante num contexto em que a velocidade e a eficiência na implementação de novas soluções são essenciais para manter a competitividade no mercado.

A necessidade de modernização e atualização constante das infraestruturas de TI tornou-se uma prioridade para muitas organizações, a fim de garantir que estejam preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da era da inteligência artificial. Estas preocupações são válidas e têm implicações sérias: quase metade teme que a infraestrutura de segurança das suas organizações não consiga acompanhar a procura por inovação, enquanto quase metade teme que a infraestrutura de gestão de dados não esteja preparada para enfrentar este desafio.

Com estes desafios técnicos e as pressões crescentes do mundo dos negócios - como a necessidade de controlar custos e as exigências por qualificações específicas para seguir as tendências tecnológicas - muitas equipas de TI sentem-se um pouco perdidas.

No entanto, é aqui que entra a Ar Telecom e outras empresas semelhantes, que oferecem soluções de managed services.

Estas soluções permitem que as equipas de TI se concentrem no que realmente importa para o sucesso do negócio. Com serviços que vão desde o Digital workplace até à gestão de System workloads e Strategic outsourcing, a Ar Telecom assume a responsabilidade pelos aspetos operacionais, permitindo que as equipas técnicas se foquem em impulsionar a inovação e maximizar o valor da IA para os seus negócios.

E para os gestores que se preocupam com questões de CAPEX e OPEX, a Ar Telecom oferece soluções de gestão personalizadas que se adaptam às necessidades específicas de cada empresa, garantindo eficiência e controlo de custos.

Resumindo, enquanto o dilema entre segurança e velocidade de negócios continua a desafiar as equipas de TI e os gestores de empresas, empresas como a Ar Telecom estão prontas para oferecer as soluções e o suporte necessários para navegar com sucesso na era da IA, permitindo que as empresas aproveitem ao máximo as oportunidades de inovação e crescimento.

 

Os desafios e as oportunidades para as equipas de TI na era da Inteligência Artificial

Pedro Nunes
Diretor Comercial | Ar Telecom

Juan Perez, Vice-Presidente Executivo e Chief Information Officer da Salesforce, resumiu bem esta questão quando disse que, "Os executivos estão compreensivelmente entusiasmados com a promessa da IA ​​– e os ganhos de produtividade são em grande parte responsáveis. Os CIO e as equipas de TI podem hesitar e potencialmente perder a oportunidade de aproveitar a tecnologia antes dos seus concorrentes, ou podem liderar o caminho, repensando como as empresas implementam IA de confiança, de uma forma responsável e sustentável.”.

Apesar do entusiasmo em torno da IA, há desafios significativos a serem enfrentados na sua implementação eficaz. Um estudo da Digital Inside mostrou que quase um terço dos profissionais de TI não têm tempo suficiente para implementar e treinar modelos e algoritmos de IA, (ver estudo), e quase metade deles está preocupada com a capacidade das suas infraestruturas em acompanhar a demanda por inovação.

Além disso, quase metade dos profissionais de TI expressam preocupação com a capacidade das infraestruturas existentes em acompanhar a necessidade por inovação. Isso inclui a escalabilidade dos sistemas para lidar com o aumento do volume de dados e a capacidade de processamento necessária para suportar algoritmos de IA cada vez mais complexos.

Essa preocupação é especialmente relevante num contexto em que a velocidade e a eficiência na implementação de novas soluções são essenciais para manter a competitividade no mercado.

A necessidade de modernização e atualização constante das infraestruturas de TI tornou-se uma prioridade para muitas organizações, a fim de garantir que estejam preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da era da inteligência artificial. Estas preocupações são válidas e têm implicações sérias: quase metade teme que a infraestrutura de segurança das suas organizações não consiga acompanhar a procura por inovação, enquanto quase metade teme que a infraestrutura de gestão de dados não esteja preparada para enfrentar este desafio.

Com estes desafios técnicos e as pressões crescentes do mundo dos negócios - como a necessidade de controlar custos e as exigências por qualificações específicas para seguir as tendências tecnológicas - muitas equipas de TI sentem-se um pouco perdidas.

No entanto, é aqui que entra a Ar Telecom e outras empresas semelhantes, que oferecem soluções de managed services.

Estas soluções permitem que as equipas de TI se concentrem no que realmente importa para o sucesso do negócio. Com serviços que vão desde o Digital workplace até à gestão de System workloads e Strategic outsourcing, a Ar Telecom assume a responsabilidade pelos aspetos operacionais, permitindo que as equipas técnicas se foquem em impulsionar a inovação e maximizar o valor da IA para os seus negócios.

E para os gestores que se preocupam com questões de CAPEX e OPEX, a Ar Telecom oferece soluções de gestão personalizadas que se adaptam às necessidades específicas de cada empresa, garantindo eficiência e controlo de custos.

Resumindo, enquanto o dilema entre segurança e velocidade de negócios continua a desafiar as equipas de TI e os gestores de empresas, empresas como a Ar Telecom estão prontas para oferecer as soluções e o suporte necessários para navegar com sucesso na era da IA, permitindo que as empresas aproveitem ao máximo as oportunidades de inovação e crescimento.