O Grupo Aire vai operar o nó Gaia-X localizado em Espanha

A iniciativa europeia Gaia-X está a trabalhar no sentido da criação de uma infraestrutura de dados aberta, assente nos valores da soberania digital e da disponibilidade de dados e na promoção da economia dos dados. Para o efeito, foram dados passos progressivos na definição de normas comuns, melhores práticas, ferramentas, bem como mecanismos de governação.

Um desses passos é o lançamento, em 2023, de uma série de nós de interoperabilidade Gaia-X, ou Câmara de Compensação Digital Gaia-X (GXDCH - Gaia-X: A Federated Secure Data Infrastructure), que visam oferecer serviços de validação automática de regras de interoperabilidade aos criadores e participantes do espaço de dados.

A esta campanha, iniciada com várias entidades da iniciativa na Alemanha, França, Itália e Áustria, junta-se agora o nó espanhol, que foi desenvolvido para proporcionar um novo nó de interoperabilidade, que permitirá aos atores do ecossistema espanhol disporem de uma infraestrutura de experimentação para a criação de ecossistemas abertos e transparentes de partilha de dados e serviços ao abrigo das regras Gaia-X.

Para operar este primeiro nó espanhol, a Aire Networks, operador nacional de telecomunicações e parte do Grupo Aire, foi a candidata que obteve o maior número de votos e foi apoiada para o seu desenvolvimento pelo resto das empresas tecnológicas parceiras do Gaia-X Espanha.

 

Grupo Aire, gestor do nó Gaia-X 


A Aire Networks, membro do Gaia-X AISBL e membro do Gaia-X Espanha, colocará à disposição desta iniciativa as capacidades necessárias para dotar o nó GXDCH de operações de serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana, redundância em vários centros de dados e aplicação do conjunto de medidas e procedimentos que garantem o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis a uma empresa ou organização, tais como as normas ISO 27001 ou o High National Security Scheme.

A empresa, altamente comprometida com a Iniciativa Gaia-X, é membro do Conselho de Administração da organização e, desde a sua constituição, procura proporcionar às empresas e instituições espanholas a possibilidade de controlarem a todo o momento onde se encontram os seus dados. Isto é possível graças à extensa rede de centros de dados do operador, desenvolvida sobre os serviços de conetividade da empresa, aos investimentos efetuados em infra-estruturas e a uma poderosa ferramenta de orquestração.

Relativamente a esta operação, Raúl Aledo, CEO da Aire Networks e do Grupo Aire, destaca que "o facto de o Gaia-X apostar na Península Ibérica para a implementação de um dos nós principais tem múltiplos benefícios estratégicos. Em primeiro lugar, permite que as empresas façam parte de uma rede europeia de intercâmbio de dados e serviços em nuvem, o que facilita a colaboração e o acesso a novos mercados e parceiros de negócios. Além disso, reforça a soberania dos dados, que é muito importante para enfrentar a digitalização na Península Ibérica com garantias, assegurando que os dados e as infra-estruturas críticas estão localizados e protegidos em todo o território europeu. Este marco irá promover e aumentar a confiança dos utilizadores e estimular o investimento em tecnologia e serviços digitais".

Daniel Sáez, Presidente da Associação Gaia-X Espanha, comenta: "A Espanha fez um grande compromisso com a economia de dados e a Associação Gaia-X Espanha é o ponto de referência nacional para a promover. Com a incorporação do Hub nacional na fase piloto da Câmara de Compensação Digital Gaia-X, operada pela Aire Networks, Espanha está entre os países pioneiros e oferece a infraestrutura de confiança para impulsionar definitivamente a infraestrutura Gaia-X em Espanha".