Empresa portuguesa possibilita ligações de alto débito (até 10 Gbps) aos fornecedores de cloud pública

A Ar Telecom, empresa portuguesa especializada em soluções integradas de cloud, comunicações e managed services, anunciou a implementação da primeira ligação a gigabit entre um cliente nacional e a Oracle Cloud Infrastructure (OCI).

Este novo serviço é possível através de um acordo de parceria com a empresa internacional DE-CIX, o operador líder mundial de Internet Exchange, que permitirá a realização de uma ligação direta aos fornecedores de cloud pública, tais como Oracle, Amazon Web Services, Google Cloud, IBM Cloud, Microsoft Azure, além de uma vasta gama de fornecedores especializados internacionais e regionais.

O acordo permite a implementação de ligações de alto débito, dedicadas, com SLAs garantidos, entre as instalações dos clientes e as suas clouds públicas de eleição. Ao combinar as infraestruturas únicas e estáveis da Ar Telecom e da DE-CIX, os clientes podem experimentar uma latência reduzida, permitindo uma colaboração rápida, eficaz e segura do acesso à nuvem.

Este serviço permite-nos alargar a nossa carteira de soluções especializadas para clientes empresariais, fornecendo ligações diretas de alto débito às clouds públicas com cobertura geográfica alargada e baixa latência. Esta parceria também permite uma implementação simplificada de circuitos internacionais, complementando a nossa rede internacional. - segundo Nuno Calçada Esteves – Diretor de Operações da Ar Telecom.

"Há cada vez mais workloads críticos para os negócios a correr na cloud; pelo que as empresas têm uma necessidade crescente de obter uma ligação robusta, segura e privada a estas infraestruturas de nuvem. Por conseguinte, a DE-CIX oferece acesso direto a alguns dos mais importantes e especializados fornecedores de serviços de cloud globais e regionais, permitindo aos clientes implementar e gerir a sua estratégia multi-cloud de forma simples, com base em infraestruturas de alto desempenho, robustas e seguras. Estamos muito satisfeitos com este acordo com a Ar Telecom, já que podemos acolher um fornecedor de cloud baseado em Lisboa no nosso diversificado ecossistema de clouds do Sul da Europa", diz Theresa Bobis, Diretora Regional da DE-CIX do Sul da Europa.

Esta nova ligação com a DE-CIX faz parte de uma série de parcerias que a Ar Telecom está a fomentar, como parte da sua estratégia concertada de disponibilizar um serviço mais completo e multidisciplinar aos seus clientes. Recorde-se que, recentemente, a Ar Telecom foi distinguida como melhor Veeam Cloud & Service Provider, em Portugal.